Inteligência artificial no recrutamento e seleção

junho 14, 2021

Você utiliza a Inteligência Artificial no departamento de recrutamento e seleção da sua empresa? Sabia que utilizar a Inteligência Artificial pode reduzir os custos e as despesas no processo e na hora da contratação? É um desafio implantar essa tecnologia dentro da sua organização?


A cada dia que passa o mundo está mais tecnológico e as empresas que não se adaptarem a essas mudanças e inovações ficarão no passado. Para se diferenciarem, as organizações buscam melhores práticas de gestão de pessoas. Um bom exemplo de gestão de pessoas começa na atração dos talentos.

Com a Inteligência Artificial, esse processo se torna mais eficaz por meio de um recrutamento automatizado, alinhado com os principais objetivos e valores da organização. A IA é uma ferramenta da ciência da computação que é responsável por conter dados, avaliar e atuar nas ações, de acordo com os registros feitos no sistema do software.

Deste modo, a IA possibilita a utilização de assistentes virtuais que ajudam a responder dúvidas de candidatos no momento da inscrição on-line, robôs que analisam comportamentos e competências das pessoas e algoritmos que reconhecem e mapeiam emoções em entrevistas por vídeo.

Sua utilidade no RH é observada na análise e leitura de dados para otimização de diversos processos, como avaliação, treinamento, desenvolvimento de seus profissionais e recrutamento.

Essa tecnologia pode trazer diversos benefícios para as empresas, como o aumento da automatização de processos, a redução de custos operacionais, a execução de atividades com mais facilidade e segurança e o contato personalizado e imediato com os concorrentes.

Outras vantagens da IA no recrutamento são a assertividade na seleção de candidatos; a redução de tempo e esforço, pois os candidatos fazem seu cadastro e realizam a avaliação do seu perfil comportamental em uma única plataforma. Os resultados são retidos dentro da própria plataforma, possibilitando maior agilidade no processo e efetividade na escolha do profissional.

Portanto o tempo para realizar um processo seletivo pode ser reduzido em até 70%.

A melhoria na experiência do candidato, é outra vantagem, o candidato não precisa se deslocar, tendo custos financeiros com transporte e precisando comparecer presencialmente em todas as etapas do processo seletivo. Durante o processo ocorre a aplicação de testes de triagem online, os quais possibilitam os recrutadores de filtrarem os profissionais que possuem o perfil da vaga.

O banco de talentos se torna mais qualificado. Mesmo que o candidato não seja selecionado para uma oportunidade, ele pode ter os requisitos para outras vagas. Logo, a plataforma com inteligência artificial armazena todo o histórico de testes e entrevistas realizadas.

Os feedbacks em massa são mais fáceis, já que os softwares de recrutamento e seleção permite os feedbacks em massa, economizando tempo.

Com o match perfeito entre empresa e candidatos, futuros colaboradores, proporciona a melhora no engajamento, no clima e a diminuição do turnover e do absenteísmo. Mas é ideal mapear os perfis comportamental dos colaboradores e da organização, os quais irão auxiliar na identificação das habilidades faltantes para o alcance dos resultados esperados, consequentemente conectando os melhores talentos à empresa.

Viu quais as inúmeras vantagens que a IA pode fazer no seu dia a dia? E aí, prontos para não errar mais na contratação?

 

Fernanda Ribeiro:
Consultora de Talentos da Conexão Talento, coach pessoal e profissional pela Sociedade Brasileira de Coach. Formação em Psicologia pela UFF e MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Mais de 9 anos de experiência profissional na área de Recursos Humanos, desenvolvendo trabalhos de R&S, Gestão de Pessoas, Comunicação Interna, Relacionamento, Planejamento, Desenvolvimento de Colaboradores e Consultoria. Já trabalhou em conjunto com a ABRAE, uma Instituição estadual de reabilitação para crianças, para o desenvolvimento de um produto voltado para o estímulo sensorial utilizado durante as sessões de terapia ocupacional.

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>