Açougue Vegano traz dicas de receitas para comemorar o Dia Mundial Sem Carne
março 21, 2021Carne de jaca desfiada é a base da receita para uma jacalhada vegana
(Carne de Jaca desfiada - Açougue Vegano créditos: Ana Branco)
No próximo dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial Sem Carne, data criada em 1985 pela ONG FARM (Farm Animal Rights Movement), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os efeitos do consumo de carne e os benefícios de uma dieta livre de alimentos de origem animal. No Brasil, a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) fez um alerta com base em um documento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que mostra que, ao todo, 70% das enfermidades surgidas desde a década de 1940 são de origem animal, assim como o novo coronavírus que enfrentamos hoje.
A rede Açougue Vegano, primeira franquia de restaurante vegano do Brasil, criada pelos chefs Celso Fortes e Michelle Rodriguez, oferece uma linha de produtos para quem está disposto a reduzir ou abdicar do consumo de proteína animal, que traz inúmeras vantagens para o indivíduo e também para o planeta. “Os benefícios são para todos, principalmente para os animais que não são mais explorados. O mundo se beneficia com a redução do desmatamento, pois o principal motivo é a pecuária, desperdício de água para produção dos mesmos. Para a saúde conseguimos prevenir várias doenças, como as cardiovasculares, redução de risco de alguns tipos de câncer, colesterol, diabetes, entre outras”, explica Michelle.
Confira abaixo três dicas dos chefs Celso e Michelle para montar um cardápio saudável e nutritivo neste Dia Mundial Sem Carne. As opções incluem entrada, prato principal e sobremesa.
Entrada: Pimentões assados 4 xícaras de pimentões vermelhos cortados em tiras 2 xícaras de pimentões amarelos cortados em tiras 3 colheres (chá) de azeite extra virgem 2 dentes de alho picado ½ colher (chá) de sal 1 pimenta dedo-de-moça (sem semente) cortada em tiras finas 2 colheres (sopa) de castanha picadas |
Preparo: Misturar o azeite com os pimentões, o alho, o sal, a pimenta e as castanhas. Passe tudo para uma assadeira antiaderente e leve ao forno por cerca de 15 minutos. Regar com mais azeite e servir com torradas.
|
Prato Principal: Jacalhada (galinhada vegana) 3 colheres de sopa de óleo 1 cabeça de alho amassada 1 cebola picada 1 tomate picado 500g de jaca desfiada 250g de arroz 1 pimentão amarelo pequeno picado 1 pimentão vermelho pequeno picado 1/2 lata de milho verde 1 colher de sobremesa de açafrão 1 colher de sopa de sal 1/2 maço de salsinha picada | Preparo: Em uma panela em fogo médio com óleo, doure o alho e depois adicione a cebola e deixe que eles cozinhem, mexendo até dourar. Colocar a jaca. Quando estiver bem cozida, junte o arroz, o sal e o açafrão e misture bem. Junte os pimentões, o tomate, o milho verde, e a água até cobrir tudo e deixe cozinhar até a água secar e o arroz ficar cozido. Finalize com salsinha picada.
|
Sobremesa: Sorvete de banana com calda de chocolate 3 bananas-prata maduras congeladas 2 colheres (sopa) de manteiga de amendoim 1/2 xícara (chá) de coco ralado 1/2 xícara (chá) de leite de coco
Calda: 2 colheres de sopa de cacau em pó 4 colheres de sopa de açúcar demerara 1 colher de sopa de óleo 100 ml de água | Preparo: Bater os ingredientes no liquidificador.
Preparo: Misturar os ingredientes e levar para cozinhar até ferver. |
SOBRE AÇOUGUE VEGANO
Criada no Rio de Janeiro em 2016, é a primeira rede de franquias de restaurantes veganos do Brasil. Nasceu do encontro entre os amigos Celso Fortes e Michelle Rodriguez que, na época estudantes de gastronomia, começaram a elaborar receitas que fossem realmente saborosas e convencessem os paladares mais exigentes de que a carne não é assim tão essencial. As receitas impressionam até quem não abdicou do consumo da carne, que inclusive hoje representa 58% dos clientes da rede. Entre elas, a coxinha de jaca, premiada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, o espetinho de soja, a feijoada vegana, a moqueca de banana da terra, além de uma linha de congelados para ser preparada em casa. Entrou para o franchising em 2019 e, atualmente, possui seis lojas no eixo Rio-São Paulo e com previsão de inaugurar nos próximos meses nas cidades de Teresina/PI e João Pessoa/PB.
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar