5 dicas para que negócios sazonais possam se organizar financeiramente para a baixa temporada
fevereiro 28, 2021A startup vhsys listou algumas ações que podem ajudar a sobrevivência do negócio durante os meses de menor faturamento
Um dos maiores desafios para quem tem negócios sazonais - produtos e serviços que apresentam maior demanda em determinados períodos - é lidar com a chamada baixa temporada. E essa situação tem se agravado ainda mais devido à pandemia. Para manter a saúde financeira mesmo nesse período e em tempos tão atípicos, algumas das principais ações a serem tomadas por esses negócios são diversificar e proporcionar experiências diferenciadas, aponta a vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve um sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas.
“Diversificar significa que o produto ou serviço carro-chefe não deve ser a única fonte de renda do negócio. Apostar em outras frentes, aquelas que passam despercebidas em outros momentos, ou buscar produtos novos que estejam alinhados com o seu negócio, é uma importante ação para que o negócio sazonal sobreviva ao longo de todo o ano. Já sobre a outra importante ação é fundamental que seu negócio esteja atento às mudanças que temos vivido e investir em atrações diferenciadas, como por exemplo, uma experiência voltada para os clientes de baixa temporada”, explicou o CEO da vhsys, Reginaldo Stocco.
Aliadas a essas práticas, a vhsys listou 5 outras ações que negócios sazonais podem adotar para que consigam se organizar financeiramente na baixa temporada.
Investimento em mídias sociais
Mais do que nunca, elas têm sido um dos sustentáculos dos negócios, ainda mais na pandemia. E o investimento em mídias sociais, como Instagram e Whatsapp, por exemplo, chega a ser até mais em conta se comparado a outros meios. Vender por meio delas, o chamado social commerce, e apostar em bons conteúdos são estratégias que mantêm sua marca na mente dos potenciais clientes e também a torna capaz de atrair clientes em todos os períodos do ano.
Delivery e drive-thru
Se o seu negócio ainda não faz delivery, é preciso repensar e fazer, pois a distância e isolamento ainda são necessários. Caso não haja suporte financeiro para isso, é possível redirecionar pessoas da própria equipe para fazer esse serviço. Além disso, dar a oportunidade para o cliente buscar em seu negócio ou com você, em horário determinado, o produto adquirido, é também uma boa ação.
Atendimento personalizado
Esse atendimento é voltado para que cada cliente tenha uma experiência personalizada, com suas solicitações atendidas de forma individual. Para que isso ocorra, é preciso observar seu público e realizar uma segmentação com mais detalhes para que se tenha um conhecimento mais aprofundado de cada cliente. Como exemplo desse atendimento personalizado, é possível implementar horários exclusivos para cada cliente, como os idosos, por exemplo, além de oferecer ofertas especiais.
Criar uma tradição
Criar e estabelecer uma nova tradição para que os clientes lembrem de seu negócio mesmo durante a baixa temporada é uma outra opção. Exemplos disso seria a criação de um festival gastronômico ou uma superpromoção sempre na mesma época, para que assim fique incorporado na cabeça do cliente o que seu negócio proporciona anualmente no mesmo período.
Reavaliação de despesas
Além dessas práticas para adotar na sazonalidade dos negócios, é necessário ter atenção com algumas despesas que podem ser avaliadas durante esse período mais crítico, como o aluguel de espaços e compras de materiais.
Sobre a vhsys
É uma empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial descomplicado para micro, pequenas e médias empresas, com módulos online para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas e estoque, além de uma loja de aplicativos. A vhsys também oferece integrações exclusivas que ampliam os recursos do empreendedor. Desde 2019, a empresa é uma das investidas do grupo StoneCo, em uma parceria que alia sua ferramenta de gestão com o serviço de pagamentos da Stone. A vhsys integra o ranking das melhores empresas para se trabalhar, segundo o Great Place to Work, e é uma das empresas mais amadas do Paraná, de acordo com a Glassdoor.
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar