E-commerce ótico dribla a pandemia e aumenta em 112% as vendas de lentes de contato
novembro 24, 2020Com operação omnichannel, o Grupo NewLentes investiu nos canais digitais e em setembro atingiu a receita de 2019
Em 2010, os irmãos Lucas e Daniel Fernandes decidiram modernizar a ótica da família que desde 1985 funcionava no bairro paulistano de Santo Amaro. Juntos, levaram o negócio para um novo patamar com a criação do e-commerce NewLentes (www.newlentes.com.br), que atualmente é um grupo contabilizando lojas físicas e três operações online, e é um dos líderes no mercado óptico no comércio eletrônico.
Porém, em março - na semana anterior a comemoração dos 10 anos de fundação - os empresários se depararam com a chegada da pandemia do coronavírus ao país e o anúncio do lockdown. Assim, tiveram que cancelar a execução do aniversário e fechar as portas dos endereços físicos. Depois de ajustarem as estratégias e concentrarem toda a operação nos canais digitais, o turbulento período da quarentena passou a render louros para o grupo e os empresários viram as vendas de lentes de contato crescerem 112%.
“Nosso público-alvo, são pessoas que já utilizam lentes. Desta forma, nosso papel é oferecer praticidade no processo de recomprar de um produto que já utiliza. Quem nunca se sentiu desconfortável em ter que entrar em uma loja e conversar com um vendedor, somente para saber o preço de um produto. No site, o cliente tem liberdade de escolha e no seu tempo, o que gera uma experiencia positiva.”, diz Lucas Fernandes, CEO da NewLentes.
Após as óticas entrarem como serviço essencial, as lojas físicas foram reabertas, mas é no digital que a empresa vem performando com excelência. Com a caçula em operação – o e-commerce da minhaoticaonline que foi adquirido em fevereiro de 2019 em uma estratégia de M&A do grupo -, a receita mensal do grupo, no online, aumentou em 29% logo no primeiro mês da aquisição, tendo um salto de mais 57% no mês seguinte. E os números continuaram a surpreender durante a pandemia, em setembro, os empresários viram a operação alcançar um recorde histórico e chegaram ao faturamento de 2019. Otimista, Lucas diz que: “Apesar do atual cenário, o desempenho das lojas online está sendo surpreendente. Muito disso só é possível pela equipe de profissionais que temos e que, felizmente, conseguimos manter todos neste período turbulento e ainda trouxemos mais pessoas para integrar o digital”.
Outro fator, foi a massiva chegada de novos usuários que viram no e-commerce a alternativa para manter a rotina de compras. “Com o aumento significativo de novos e-consumidores vimos o mercado de compras online, em geral, ter em apenas seis meses uma evolução que aconteceria em seis anos e essa movimentação nos gerou insights para reformular nossas estratégias no digital, o que vem refletindo de forma positiva, em nosso faturamento.”, conta o CEO. Segundo relatório da Ebit/Nielsen, feito em parceria com a Elo, o Brasil alcançou a marca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce.
Agora, os empresários preparam a mudança para um novo escritório. “Crescemos de forma inesperada para o momento e precisamos de um espaço maior para abrigar tanto a operação logística quanto a nossa equipe de trabalho”, fala Lucas. A expectativa é que o grupo encerre o ano com um faturamento aproximado de R$ 20 milhões.
Sobre a NewLentes:
Grupo de e-commerce do segmento óptico, sendo referência de mercado na categoria de lentes de contato. A empresa foi fundada em 2010, pelos irmãos Daniel e Lucas Fernandes para integrar a operação física do negócio. www.newlentes.com.br.
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar