Black Friday: dicas para as empresas estarem prontas para atender a demanda online

novembro 22, 2020

Especialista em transporte de encomendas, a Buslog ressalta que planejamento pode ajudar a otimizar as vendas no e-commerce e fidelizar clientes nesse período, que está previsto para ser o maior de todos os tempos no Brasil



São Paulo, 26 de outubro de 2020 – Como será a Black Friday no Brasil em meio a uma pandemia? Tudo indica que o volume de compras em lojas físicas será menor, já que o distanciamento social ainda é uma prática recomendada. Já para os e commerces, a projeção é positiva: de acordo com uma pesquisa feita na América Latina pela Criteo, a expectativa é que esta seja a maior Black Friday para o setor varejista de todos os tempos, alavancada pelo boom do comércio eletrônico. 

Os hábitos de consumo mudaram nestes últimos meses e houve um aumento exponencial de compras pela internet no primeiro semestre deste ano – 73,4% a mais quando comparado com o mesmo período em 2019, de acordo com a Neotrust. Essa popularização do comércio eletrônico gerou a necessidade da agilização e diminuição do tempo de entrega de mercadoria. A expectativa é que a tendência se mantenha durante a Black Friday. 

Levando essas projeções em conta, a Buslog, empresa especializada no transporte de encomendas do Grupo JCA, separou cinco dicas para otimizar as vendas no meio digital: 

1. Planeje com antecedência 

Os preparativos devem começar com, pelo menos, um mês de antecedência. É preciso planejar uma estrutura de estoque robusta, descontos que serão ofertados, equipes de atendimento, rotina de logística e entrega efetiva, campanhas de marketing virtuais de acordo com o público de interesse, além de checar se a arquitetura do site suporta um possível aumento nas visitas e vendas. 

2. Estruture seu estoque 

O próximo passo é organizar o estoque. A tendência é que a velocidade e volume de vendas na Black Friday aumente exponencialmente, portanto, o ideal é que seja feita uma projeção de vendas, a fim de minimizar o risco de sobrar ou faltar algum produto. Converse com os fornecedores, negocie preços baseado no desconto que pretende oferecer e deixe o estoque abastecido. Não esqueça de atualizar o site com a quantidade exata que possui de cada item.


3. Atenção com frete e prazos 

Valores abusivos de frete e longos prazos de entrega são alguns dos principais fatores que mais deixam os consumidores virtuais insatisfeitos. Muitos chegam a desistir de realizar a compra quando selecionam um produto com um ótimo desconto e deparam com fretes de valor alto e/ou prazos de entrega muito longo. Para evitar perder clientes, recomenda-se contratar empresas com capilaridade, que consigam oferecer melhores prazos e preços de entrega. A Buslog, por exemplo, implementou soluções mais eficientes, e ferramentas digitais, como o portal de gestão do cliente. Utilizando o bagageiro dos ônibus da Cometa, 1001 e Catarinense, por exemplo, a empresa garante mais agilidade, amplo alcance devido às linhas atendidas pelas Viações, segurança, customização e, consequentemente, satisfação dos clientes, com serviço rastreado, entregas porta a porta e equipe totalmente dedicada na operação logística. 

4. Logística e transporte 

Se sua loja não possui uma logística de transporte própria, esse é o momento de avaliar se as empresas de entrega parceiras conseguirão dar conta da demanda da Black Friday. Evitar atrasos na entrega das encomendas é essencial para manter a boa reputação e imagem de um comércio online, e por isso, esse é o momento de procurar uma transportadora comprometida e assertiva. A Buslog investiu fortemente em tecnologia, nas plataformas de gestão de encomendas e inteligência de dados, para a realização de pedidos de forma digital. O cliente pode, por meio das mais de 220 unidades localizados nas regiões Sudeste e Sul do país, contratar o serviço e, para alguns destinos, retirar sua encomenda no mesmo dia. Isso só é possível devido à grande quantidade de partidas diárias realizadas através da ampla malha rodoviária do Grupo JCA. 

5. Não deixe o pós-vendas de lado 

Quanto maior o volume de vendas, maiores as chances de ocorrerem solicitações de trocas e retornos de mercadorias. As lojas online precisam ser rápidas e eficientes no atendimento ao cliente e o pós-venda é chave para garantir sua fidelização – e a empresa parceira de logística entra nessa equação. É preciso estar preparado para atender as solicitações de envio reverso de recolhimento, para garantir uma boa experiência de compra ao consumidor final durante a Black Friday. Portanto, invista em métodos de atendimento ágeis e em uma empresa que oferece mais opções nas entregas porta a porta ou possibilidade de retirada pelo destinatário. 

Mais informações: www.buslog.com.br 

Sobre o Grupo JCA  

Reconhecido pela história e tradição no transporte rodoviário, o Grupo JCA é integrado  pelas empresas Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão. 


Inovando ao longo do seu percurso, o Grupo JCA investe na experiência dos clientes,  garantindo segurança, conforto e pontualidade ao disponibilizar frotas modernas,  avançado sistema de segurança, motoristas treinados e experientes, e opções de  poltronas que reclinam até 180°. Com constante investimento em tecnologia, o Grupo  JCA foi pioneiro ao implementar o BPE (bilhete de passagem eletrônico) que permite  embarque direto na plataforma via bilhete eletrônico e documento de identificação, além  de oferecer sites atualizados para compra, atendimento via chatbot, wi-fi a bordo e  entrada individual para USB nas poltronas de determinadas categorias de ônibus. O  Grupo JCA atua no transporte de encomendas, com a Buslog, otimizando bagageiros  exclusivos de seus veículos, com alcance de mais de 200 destinos, e em fretamento,  contínuo e eventual, através da Opção. 


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>