Conheça o Professor Facion, o especialistaque “decodifica” o autismo a pais e educadores
outubro 17, 2020Nascido no interior de Minas Gerais, José Raimundo Facion utiliza de sua fala tranquila e se apropria da simplicidade que é inerente às suas raízes para falar com pais, familiares, amigos e educadores das pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Com 45 anos de experiência, ele iniciou sua carreira na cidade de Münster, na Alemanha, onde ainda percorre seu obstinado caminho nas pesquisas que envolvem o comportamento humano, em especial o autismo. Mas é no Brasil que ele assiste e orienta casos de todos os graus de acometimento, principalmente os mais severos.
Recentemente, o professor, que já era conhecido entre os profissionais de saúde e educação pela sua receptividade a atenção aos familiares de autistas, resolveu ampliar a sua estratégia e facilitar a entrega do conhecimento a todos os interessados em entender e lidar com tal atipicidade. Desde então, ele disponibiliza um conteúdo riquíssimo nas suas redes sociais, onde, de forma clara e didática, explica ao público leigo os aspectos do autismo, com orientações especiais aos pais, cuidadores e educadores.
O melhoramento da qualidade de vida do autista e um convívio mais ameno e afetuoso entre todos são os princípios pelo os quais o professor Facion trabalha. “Quando uma criança se desarranja, todo mundo que convive com ela sofre junto. Isso para mim é um desafio”, justifica.
O psicólogo especialista em transtornos psicopatológicos na infância e adolescência tem um acumulado de conhecimentos acadêmico e clínico admirável, que lhe conferem o título de um dos maiores pesquisadores contemporâneos do autismo. É o único membro estrangeiro da equipe que fundou o Instituto Alemão de Pesquisas sobre o Autismo, em 1983.
Para conferir o trabalho do professor, basta seguir @prof.facion no Facebook e no Instagram. Às segundas-feiras ele está sempre ao vivo respondendo perguntas, que podem ser enviadas pelos canais.
Saiba mais sobre o professor Facion: https://bit.ly/324d7aA
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar