VALENTE - DISNEY
julho 22, 2012
"Aquilo que por orgulho foi separado, ao segundo nascer do sol será permanente!"
A grande realização de Merida princesa de Valente, primeiro conto de fadas da parceria Disney Pixar, não é encontrar um amor, como erroneamente anunciado na campanha de divulgação do filme, nem ambiciona os poderes de rainha, não! A sua realização esta somente em ser respeitada como pessoa humana, como uma pessoas que não sabe se esta pronta, como uma pessoa que ainda não apaixonou-se, como uma pessoa que gosta de aventuras, que possui medos e anseios próprios, ela não quer realizar-se no outro, não! Ela só quer ser entendida e compreendida! Ela só quer ser ouvida!
E ai entra aquela velha questão como é difícil sermos ouvidos, como é difícil que compreendam aquilo que queremos!
O filme fala sobre a relação familiar, de manter o equilíbrio dentro dela, este equilíbrio não esta em um satisfazer os gostos e anseios um do outro, mas sim no respeito mutuo e na árdua tarefa de ouvir uns aos outros, que é tão simples e complexa ao mesmo tempo, afinal não trata-se de gostar ou não de algo que o outro faça mas sim de respeita-lo. E a valentia, a verdadeira valentia, esta em ser quem você é, independente de quem as pessoas que você ama, desejem que você seja!
Obviamente que para chegar a isso Merida percorre um longo caminho, de aprendizagem e auto-conhecimento com sua mãe Erinor (salvo algum erro de grafia), o que as duas tem de descobrir é que há muito mais de uma na outra, do que elas imaginam, e nos alerta para aquele velho fato de que a laranja nunca cai muito longe da laranjeira, mesmo que alguem não tenha tido valentia o suficiente para se assumir!
Claro que há uma Druida na historia, estamos na Escócia, no meio dos Celtas, suas tribos e para coerência histórica há uma Druida, erroneamente dublado como uma bruxa, alias esse foi o único erro da dublagem que percebi até por que esta dublagem até sotaque fez, mas provavelmente a massa do publico brasileiro, não saberia o que é um Druida e o quanto eles representam a historia dos Celtas e tudo mais, ai adaptaram para bruxa, enfim achei triste a adaptação porque todo o filme é historicamente bem planejado e argumentado, então neste ponto ocorre uma ruptura com a historia da Escócia e Reino Unido, mas é no encontro com esta Druida que a Princesa descobre que não basta querer, é necessário ter forças para aguentar o peso de nossas escolhas, é preciso valentia, e neste ponto da historia vale a máxima "CUIDADO PARA COM O QUE VOCÊ DESEJA, VOCÊ PODE TER O AZAR DE CONSEGUIR!". Outro ponto que remonta as historia dos povos Celtas e Nórdicos é o simbolismo dos ursos, nas tradições xamanicas daquelas regiões, os Ursos eram muito usados, o urso é um simbolo de força e bravura. No período histórico do filme os Celtas tem disputas territórias com os Vikings e como vocês vão observar devido a networking de informações entre os dois povos na época eles possuem muitas semelhanças.
Como você penteia seu cabelo? Você o deixa livre? O assume totalmente? Ou o usa preso? Ao ver o filme com atenção, vai descobrir que o jeito que usa seu cabelo diz mais sobre você, do que imagina!
Outro ponto muito importante "PRINCESA OU NÃO, UMA GAROTA DEVE SABER LUTAR E USAR ARMAS!" by Rei Fergus, resumindo saber defender-se é essencial, além do mais nunca sai de moda!
O filme é lindo rico em mensagem, acho que é o conto de fadas mais profundo da Disney, o mais educativo, para ver de mente e coração abertos, para principalmente apreender muitas lições! As paisagens estão lindas, é uma viagem as planices gaélicas, de babar pelos efeitos!
E VOCÊ É VALENTE O BASTANTE, PARA SER QUEM VOCÊ É?! INDEPENDENTE DOS OUTROS??
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar